sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Favas com Chouriço ao Vinho Branco


VAMOS ÀS FAVAS!
As Favas eram-me totalmente desconhecidas até eu aterrar por aqui.
Eu sequer entendia bem o significado de "mandar alguém as favas"
Quer dizer, continuo não entendendo ainda mas, afinal o que é que interessa?
O principal eu já percebi, que é como prepará-las de maneira deliciosa.

As favas com chouriço, cozidas em molho de tomate com vinho branco, servem como refeição ou aperitivo. Podem ser acompanhadas de pão, arroz branco ou consumidas sem acompanhamento, considerando que já temos os grãos, as proteínas e os legumes, todos juntinhos numa combinação poderosa para agradar glutões.

Aqui utilizei um pouco de chouriço de rena (desculpa Pai Natal), lombo fumado em fatias, presunto de parma e chouriço tradicional... Na verdade basta utilizar o chouriço tradicional ou então lombo de porco cortado as tirinhas... enfim, vai a gosto.

400 gr de favas, 200 ml de vinho branco, tomates maduros, pimento vermelho, cebola, 1 malagueta verde (na falta da vermelha) e alho.

E coentros frescos, que só aparecem lá em baixo no final da receita mas que são imprescindíveis.


Refoguei a cebola e o alho até começarem a dourar, juntei os pimentos e a malagueta e deixei soltar os sumos.
Acrescentei as carnes e refoguei por uns minutos.



Juntei então os tomates, uma colher de sopa de molho de pimentão vermelho (opcional), 0s 200ml de vinho branco e temperei com louro, sal e pimenta preta.


Deixei ferver uns minutos para os ingredientes absorverem o vinho e então juntei as favas, 1 porção generosa de coentros frescos picados e cobri tudo com água quente.
Deixei ferver em fogo baixo até as favas estarem cozidas (mais ou menos uns 20 minutos)

3 comentários:

  1. Por favor traduzir o que é o chouriço..na imagem eu reconheci o parma, salaminho, lombo defumado e uma linguiça...parecendo uma calabresa!!! A s favas será que encontro por aqui???

    ResponderEliminar
  2. As favas deves encontrar sim.
    Chouriço é um embutido defumado de carne de porco com temperos variados, pode ser com vinho, sangue, especiarias, etc... (Não é a calabresa)

    ResponderEliminar
  3. Sim, de todas as receitas que consultei, esta parece-me a melhor, mais a meu gosto... tirando aquela coisa da rena que me parece ter muita gordura. Obrigada por partilhar, vou copiar.

    ResponderEliminar