segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bacalhau com Broa


Enfim cheguei lá, depois de algumas pesquisas, muitas opções e meia duzia de experiências, eu consegui decidir qual é "A Minha Receita de Bacalhau com Broa"
Vou explicar: É que, se por um lado, há receitas de bacalhau que são confeccionadas sempre da mesma maneira, há também outras que podem ter inúmeras versões. O Bacalhau com Broa é uma das mais diversificadas que há... ainda não comi da mesma versão em todos os restaurantes e casas de amigos e parentes onde o provei.

Broa de Milho ou, Pão de Milho no Sul do Brasil (daqueles q a gente compra na feira)

Sequer sei se há uma receita dita "original", acho que não. 
Bom, então eu experimentei por um lado, errei por outro e no final, cheguei a esta versão que me agradou bastante, principalmente pela cobertura de broa que ficou super crocante e apetitosa.


O primeiro passo é preparar a broa que cobrirá o bacalhau.
Com as mãos esfarelo grosseiramente o miolo de uma broa de milho, junto alguns alhos esmagados, algum pó de colorau (pimentão doce), pimenta preta, sal e azeite. Vai tudo a olho e ao gosto. Incorporo todos os ingredientes mexendo com um garfo, provo e acrescento pimentos (pimentão) vermelhos picados, mexo novamente e reservo.


Cozo o bacalhau por 3 minutos em agua fervente, deixo esfriar um bocado e retiro as espinhas desfazendo a carne em lascas grossas.

Faço então uma fritada de cebolas em azeite (cortadas em meias luas grossas) e qdo estas estiverem douradas e já tiverem largado aquele sumo adocicado "maravilhoso", junto as lascas de bacalhau e deixo cozer mais uns 3 minutos.



Forro o fundo de uma assadeira com batatas cozidas cortadas em rodelas.
Faço uma segunda camada com a cebolada de bacalhau e
Cubro com o preparado de broa.


Levo ao forno até a crosta estar crocante... sirvo com azeitonas pretas.
Ai que fome!!!

3 comentários:

  1. Numa me passaria pela cabeça fazer bacalhau com broa!! Até pensei q a broa fosse o acompanhamento, mas faz parte do prato, é como se fosse bacalhau a milanesa ao forno, eu diria...interessante,mas aqui pra nós brasileiros nem saberia com o que acompanhar, talvez um purê de abóbora ou creme de espinafre. Interessante, 1001 maneiras de consumir bacalhau, aqui a preço de ouro!!!

    ResponderEliminar
  2. Wilma, este prato já está completo e não pede mais acompanhamento nenhum, pois tem as batatas ao fundo... Uma opção para enriquecê-lo seria fazer mais uma camada de espinafres salteados em alho por baixo da cobertura de broa...
    Tb é um prato de bacalhau bastante barato, pois rende muito e utiliza uma qtdade pequena de bacalhau por pessoa.

    ResponderEliminar
  3. E como o real esta super valorizado o preço do bacalhau, dos oleos de oliva, as massas italianas, tudo esta mais "acessivel" mas isto nao quer dizer que esteja barato. Talvez em sao paulo eles tenham notado diferença no preço mas por aqui nao saia por menos de r$ 30,00 o kilo.
    Renato
    Rio do Sul,SC

    ResponderEliminar