sábado, 22 de outubro de 2011

Não só Lagos


E agora o que faço?
Recomeço e vou em frente ou ando atrás e recomponho a história?
Mas em que ordem? Cronológica ou reversa?

- Pensando bem... Vai é ser de jeito que der... afinal, o blog é meu e ponto


Bom...

Passados os períodos de férias, de carência pós-férias, de falência financeira e, por fim, passada a fase de readaptação à rotina e, quase completando um aninho de vida do blog... vamos então correr atrás do prejuízo e reviver as últimas semanas que tivemos por aqui


E, para fazer o serviço completo, voltamos então ao final de Julho, no Algarve onde, para além de termos a Meia Praia alí a nossa frente, estávamos também muito pertinho de outros paraísos luso-terrestres, a saber:




Grutas


Numa daquelas manhãs em que o sono nos venceu e acordamos demasiado tarde para ir a praia, aproveitamos para fazer um passeio de barco pela costa e adentrar nas magníficas grutas de falésias banhadas por aquele mar verde de doer.

Há várias formas de lá chegar... nós, por estarmos com uma criança, optamos por uma lancha rápida, porém pequena o suficiente para conseguir entrar nas grutas.

Da próxima vez, vou é de caiaque


Praia do Vau


Um probleminha na Meia Praia é que ela pode tornar-se muito ventosa em dias de mau-humor e, qdo o sol resolve dormir até mais tarde, a única saída é ir atrás de outras praias mais despertas.
Foi o que fizemos qdo decidimos ir conhecer a famosa "Praia do Vau"... a alguns kilometros de Lagos.

Protegida por falésias coloridas e decorada por rochas a beira mar, realmente não dá vontade de deitar e fechar os olhos, só apetece andar e apreciar o espaço.


Irônico e incompreensível é observar que, numa praia dita paradisíaca, alguns turistas almejem tanto encontrar um atalho para o paraíso eterno aqui mesmo.
Os avisos são muitos, as advertências estão visíveis mas sempre há os "Chicos espertos" que acham q desgraça só acontece para os outros.


São recorrentes os casos de derrocadas de falésias e, por vezes, alguns descuidados banhistas ficam soterrados por não respeitarem as margens de segurança sinalizadas.
- Saia já daí dona Fulana!!!!




Praia do Barril


Qdo o sol insistiu em não aparecer em toda a vizinhança de Lagos, sabíamos que para lá de Faro as condições atmosféricas são sempre mais promissoras... então, lá fomos nós, 1 hora de viagem, já próximos de Espanha e aterramos nosso Guarda-sol na Praia do Barril.


Delícia... a praia fica protegida por uma extensa e larga ria (quilômetros de ria!), a qual atravessamos por um comboio turistico que leva-nos até as areias branquinhas e mar de água quente.

Aqui na costa sudeste de Portugal (quase divisa com Espanha) as temperaturas da água costumam ser de 2 a 4 graus mais altas do que na costa sudoeste (Lagos). O mar é mais azul e a areia mais branca... tem para todos os gostos.


Tavira

 
Já estivemos em Tavira por 2 vezes, em anos anteriores. Adoro esta região, é mais rural, mais deserta, mais quente e menos invadida pela urbanização comercial. O que acaba por manter ainda vivas algumas tradições pescatórias e urbanas que só se encontram para lá do fim do mundo.



É divertido procurar a praça central e avistar o coreto
É agradável ir ao quiosque (bca de revistas) ao lado do coreto, e puxar conversa com a vendedora que, geralmente, é tb a proprietária:
- A sra. com certeza, saberá me dizer onde vou comer o peixe mais bem grelhado nesta vila!
E então ela responde:
- Oh menina! Alí no restaurante do Manél a menina não vai se arrepender.
A cliente, ao lado, intromete-se na conversa e acrescenta:
- Ah! A menina não é daqui não? Pois então eu digo-lhe, alí no Manél do Imperial, tem q provar a caldeirada de marisco, ninguém faz como ele.

E foi alí no Manél, que nós almoçamos resignados que, jamais, nunca na vida conseguiriamos reproduzir aquele peixinho grelhado.



É nesses prazeres que as férias tornam-se inesquecíveis e, é por causa do Manél, da sra do quiosque e da praçinha do coreto que sempre vou desejar voltar à Tavira.



Redondo


Finalmente, pra consolar o final daquelas 2 semaninhas de ar fresco e ajudar a subir no mapa com algum tempero, a viagem de volta foi adoçada com uma visita rápida a uma das mais lindas manifestações populares que já visitei por aqui "A Festa de Redondo"... qdo toda a vila é enfeitada com adereços de papel confeccionados pelos próprios habitantes.

A experiência é de uma imersão lúdica em cores, texturas, detalhes e criatividade que deixa-nos pasmados ao ver as minúcias de cada trabalho.

Foi o dia em que me senti "Alice no País das Maravilhas".

Até a toalha é renda de bilro feita em fio de papel
Cada rua representa um tema
Todos os momentos da vida da vila são representados
As vinhas, a Tasca (boteco), os Aniamis da Quinta e o Pomar

10 comentários:

  1. wow!!! lindas fotos...adorei esta festa do Redondo...que colorido lindo!

    ResponderEliminar
  2. Que paisagens lindas!!! Fiquei aqui com água na boca!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Tudo muito lindo, mas a festa do redondo realmente me surpreendeu.É uma obra de arte com um clorido. D+!!!! Parabens mais uma vez pelo blog. Beijos saudosos, Aurea Maria.

    ResponderEliminar
  4. Lindas fotos. Já pode pedir uma comissão ao Ministério de Turismo de Portugal pela propaganda (eficiente) das belezas desse país.... Bjs

    ResponderEliminar
  5. Carla...que coisa mais linda estes trabalhos em Redondo...as fotos estão divinas. Concordo com Ercy:podes fazer parte do Min do Turismo de Portugal...ahahahahahah
    Tavira lembra nossa Morretes, com os coretos que há por lá!. Adorei tudo e aumentou a vontade de estar com vcs por aí. bjs

    ResponderEliminar
  6. A festa de Redondo foi um momento mágico... eu não tinha a mínima idéia do que iria encontrar... Fazia quase 40 graus e, sob aquele sol e luz, as cores vibravam... AMEI!!!
    Eu não vou reclamar nadinha se vcs mandarem um abaixo assinado para o Ministério do Turismo :)))

    ResponderEliminar
  7. Além da beleza das paisagens percebo que além de teres melhorado tecnicamente na arte da fotografia, me deliciei com a "poesia" dos textos. Me faz sentir presente a esses locais.
    Gerson

    ResponderEliminar
  8. Carlinha, que bom que vc voltou! E com fotos lindas! Ahh que vontade de voltar para Portugal!!! beijos

    ResponderEliminar
  9. Bruna, é só vir... desde já estás convidada para um almoço típico e alguns calices de bom Porto.

    Boa viagem Gerson... bom mesmo é sentir a temperatura, aromas e sabores desses lugares.

    ResponderEliminar
  10. Que belas fotos!!! Lindos lugares você nos mostra, mas me encantei com a festa de Redondo, que interessante, e fico a imaginar como deve ter sido divertido a confecção de tudo isso em papel e a mão. Que bom que voltou pra nos trazer essas belezuras!!!

    ResponderEliminar