sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pão Colorido com Atum e Legumes



Colorido, chamativo e fresquinho
Essa receita vem do baú lá de Rio do Sul
Era, e imagino que ainda seja,
um clássico dos Sábados a tarde
nas festas de aniversário de criança

Eu adorava... minha filha delicia-se...  



A única parte complicada é encontrar uma padaria que fatie o pão no sentido longitudinal
Aqui no Porto somente encontrei o pão de molde (pão de forma) inteiro e, de quebra, alguns olhares atravessados quando eu perguntava se era possível fatiarem o pão na maneira que eu desejava.
Enfim, tive que cortar o moço por mim própria, o que resultou num conjunto de fatias totalmente impar...  do tipo "feito a mão" :)

Ok, explicada e justificada a "tortura" do pão, vamos ao sabor:





Um pão de forma sem a côdea (casca) fatiado longitudinalmente
2 ovos cozidos
Cornichons (pepino em conserva)
Maionese
Atum
Lima (Limão)
Milho e cenoura
Beterraba ralada
Cenoura ralada
Salsa
Ou então, tudo aquilo que a gente tem no frigorífico (geladeira) e que precisa ser consumido



Camadas
1. Maionese e atum desfiado com algumas gotas de limão (a gosto)
2. Cornichons (pepinos em conserva) fatiados
3. Beterraba ralada (polvilhar com sal)
4. Cenoura ralada (temperada com sal e algumas gotas de limão)
5. Ovos picados + salsa + maionese
6. Maionese + milho e ervilha

Por fim, um pouco de maionese a toda volta e alguma salsa picada
Servir fatiado.






3 comentários:

  1. Carlaaa!! você me trouxe à memória esse sanduba, ele é ainda hoje, numa reunião pequena e familiar, a estrela. Muito bom, prático e bonito, gostoso. Vou fazê-lo essa semana próxima de muitas saídas pra botar na lancheira. Eu vi sua receita no blog "da Cachaça para o Vinho", parabéns!! Muito Bom!!!

    ResponderEliminar
  2. Carlinha, pelas bandas de cá chamamos esse prato de "torta picante", apesar de não ter nada de picante na receita... Adorei a sua versão!!!! beijos

    ResponderEliminar
  3. Nham nhaaam a cara ta deliciosa! Queeeee máaa agora fiquei com vontade ;-; Adorei a receita! Tentarei dps *O*!

    Bjs.

    ResponderEliminar