segunda-feira, 12 de março de 2012

Carne Assada na panela com redução de Vinho



Mais uma receita que virou um classico cá em casa durante este inverno
Uma opçao simples, pratica e bastante saborosa para dias em que ha muita gente para comer ou, para se congelar (ja fatiado) sem perder as caracteristicas.

Com a escolha de um bom pedaço de carne, nao ha como errar!



1 talo de salsao (aipo)
2 cenouras as rodelas
600 ml de vinho tinto
1 cebola grande
3 dentes de alho
1/2 pau de canela
Louro 
Sementes de coentros
1,2 kg de carne tipo Coxao Duro (Cha de fora)*

* A receita original, tirada de um livro de cozinha italiana, pedia um pedaço de rabadilha... e e a carne que utilizei e fotografei aqui mas, entretanto eu achei que a carne ficou meio fibrosa o que exigia que as fatias fossem mais fininhas. Portanto, na segunda vez que preparei, experimentei com um pedaço de coxao duro (cha de fora) e achei o resultado muito melhor, a carne fiou mais sumarenta e saborosa desfazendo-se na boca.



Aquecer um fundo de azeite e selar a carne dourando-a de todos os lados
Juntar os demais ingredientes, temperar com sal e adicionar 1/2 litro de agua ou de caldo de carne.
Deixar ferver em fogo baixo por volta de 1 hora a 1hora e meia, ate a carne estar macia e o caldo reduzido.

Prontinho
Servi com batatas assadas crocantes num domingo bem frio!!!

7 comentários:

  1. Hummmmmmm quando você vem fazer isso aqui para nós????Saudades

    ResponderEliminar
  2. Oi...li seu blog todinho de ontem para hoje...literalmente uma delícia...mas aumenta a saudade das comidinhas boas, do dia a dia em Portugal, na casa de tias, primas, cunhada e sogra...tb tenho um portugues em casa e que sente muita falta da comida da mamãe...vou tentar fazer algumas coisinhas que vi por aqui...as bem facinhas, pq não tenho a mesma habilidade que vc parece ter e ainda faltam coisas pouco fundamentais como o salpicão, e os camarões, lulas e bacalhau a um preço não tão indecente quanto aqui...rs
    Agora que descobri o caminho volto sempre. Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom Daniela... as melhores visitas são como a tua, pessoas que se identificam com as receitas que eu coloco aqui... e, como sabes, esta é a nossa dieta do dia-a-dia... mas não te assustes, é tudo muito fácil de fazer e se tiveres qualquer dúvida é só perguntar

      Eliminar
  3. Tenho passado aqui sempre na esperança, hoje resolvi dizer que está fazendo falta na blogosfera Carla, um ótimo fim de semana!!

    ResponderEliminar
  4. Oh querida!!! Eu tb estou com saudades daqui, mas é que a vidinha andou corrida neste primeiro semestre de 2012... mas ainda volto, volto sim :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Ola', sou uma brasileira de Salvador que mora no Canada ha' quase 3 anos. Nossa, voce e' uma artista na cozinha. Eu sinto tanta saudades das comidas da Bahia, principalmente porque tem muito de Portugal nas receitas. Adoro, bacalhau. Comemos muito na minha casa em Salvador. Morro de saudades. Parabens pelos deliciosos pratos.

    ResponderEliminar
  6. Oi querida Carla,
    estou aqui para desejar a voce e sua familia, muita LUZ neste Natal.
    Uma linda Noite e uma Ano Novo realmente novo e feliz. Beijos Neide Felix

    ResponderEliminar