domingo, 24 de agosto de 2014

Massa tipo Empanada


Eu acho que é a primeira vez que utilizo banha para confeccionar o que quer que seja.
Confesso que foi uma decisão protelada por muito tempo, pois tenho um preconceito imenso contra tudo o que diz respeito a porco e nacos de gordura. 
Mas, ninguém aqui se ilude, os melhores assados e pratos tradicionais de carne levam é muita banha no tempero... e eu, que não sossego até conseguir reproduzir certos pratos, aceitei render-me ao ingrediente, com parcimônia, claro.
Entretanto, buscando ser o mais saudável possível, mas sem descuidar do sabor desejado, acho que esta receita pode ser feita esporadicamente sem muitos remorsos.

Esta massa delicada de sabor suave e quase neutro, tem a textura ideal que permite ao recheio brilhar.


500g de farinha de trigo
2 colheres de sopa de banha de porco
2 ovos inteiros
1 colher sopa fermento de bolo
150ml de água não muito quente
10g de sal

Diluir o sal na água quente.
Com as mãos desfazer a banha na farinha de trigo e fermento.
Juntar os ovos e a água e envolver tudo até formar uma bola compacta. 
De início com a ajuda de um garfo e para finalizar com as mãos.

Abrir 2 circulos com o rolo
Forrar a tarteira, acrescentar o recheio (frio) e cobrir com o segundo disco

Fazer um furinho no centro para libertar os vapores, pincelar com ovo batido
Assar a 180 graus por volta de 30 a 45 minutos

O recheio da vez aqui foi:
Lascas de perú assado, espinafres da horta, talo de aipo solteirinho encontrado no fundo do frigorífico, uma cenoura anônima, meio pimento vermelho e temperos afins... enfim, sobras :)



Sem comentários:

Enviar um comentário