quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Alto Douro Vinhateiro - Patrimonio Mundial


Alto Douro Vinhateiro 

Considerada pela Unesco como Património da Humanidade, esta região vinícola de longa tradição na produção de vinho é também a mais antiga região demarcada de vinho do mundo.
Para além de ser uma obra de arte da natureza, é também o resultado do trabalho árduo do homem que, durante séculos, moldou e transformou-a nesta paisagem de beleza inigualável.


No início de Setembro, durante a visita do meu pai a Portugal, aproveitando a época de início das vindimas, fizemos um passeio a região vinhateira do Alto Douro.
Após kms de curvas morro acima, morro abaixo, somos surpreendidos pelos imensos vales emoldurados pelos sucalcos caracteristicos das margens do Douro.


É impossível reproduzir em fotos a dimensão e extensão destas paisagens capazes de tirar o fôlego.
São quintas ao lado de quintas, vizinhas de mais quintas, todas imensas com seus sucalcos imponentes que descem até às margens do rio.


Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo

A casa senhorial foi transformada em hotel e a quinta oferece além de alojamento, programas vínicos, visita a adega e restaurante aberto ao publico, assim como também disponibiliza as trilhas para quem desejar passear pela quinta.

Com as vindimas ainda no inicio, passeamos por algumas vinhas ainda assoberbadas de frutos prontos para virarem um dos melhores vinho da região. Aliás, no almoço, o vinho que bebemos (Quinta Nova reserva) estava espetacular!!! Principalmente no meio daquela paisagem quente, silenciosa e aconchegante.



Somente ao nos aproximarmos de um sucalco é que conseguimos ter noção do TAMANHO DA COISA, do trabalho humano que ali está depositado e da qualidade dos frutos que esta região é capaz de produzir.


As trilhas estão todas oficialmente demarcadas e é possível adentrar nas vinhas, ir até as margens do rio ou simplesmente cheirar, apreciar e se deixar envolver por aquele calor escaldante, aromático e inesquecível.
Um passeio para repetir sempre!





6 comentários:

  1. Lindas as fotos, mas porque voês estão tomando cerveja?????

    Um abraço,

    Ed.

    ResponderEliminar
  2. Esta pergunta é polêmica :) mas a resposta é simples... a cerveja fez parte do aperitivo, estava um calor de rachar e tínhamos acabado de chegar... na sequencia visitamos a adega e só depois fomos almoçar na cia de um maravilhoso tinto reserva da produção local e, na sobremesa de um porto vintage do melhor que há.

    ResponderEliminar
  3. Lindo lugar.
    Lindas fotos como sempre!
    Beijão e Feliz Natal!!

    Aurea Maria

    ResponderEliminar
  4. A possibilidade de estar com o pai é muito especial...afinal, somos 50% nosso pai e 50% nossa mãe!Aceitando e tomando ambos como são...nossas vidas estarão dando continuidade a ambos, não? Muito lindo tudo isso que voc\~e postou aqui. bjs

    ResponderEliminar
  5. Feliz Natal!!!
    Marcos & Hui Li

    ResponderEliminar
  6. GOSTEI MUITO DE CONHECER SEU BLOG. SOU DESCENDENTE DE PORTUGUESES, MINHA VÓ QUE CHEGOU AO BRASIL AINDA PEQUENA E MEU PAI QUE VEIO TRABALHAR AQUI COM SEUS 19 ANOS. CONHECEU MINHA MÃE , CASOU-SE E EU NASCI DEPOIS DE 5 ANOS. FUI CRIADA OUVINDO MUITAS HISTÓRIA E MUITO DA CULTURA DE PORTUGAL. MAS AO ENTRAR NO SEU BLOG E VER TANTA FOTO DAS VINÍCOLAS AS PLANTAÇÕES E SABER SOBRE O TRABALHOI ÁRDUO DE MUITOS. POVO REALMENTE TRABALHADOR. OBRIGADA POR TER ME PROPORCIONADO LEMBRANÇAS DE MINHA INFÂNCIA. VIA SEMPRE MINHA VÓ SABOREANDO UM BOM VINHO E MUITAS VEZES COMENDO PÃO COM VINHO, MINHA MÃE NO NATAL FAZENDO SANGRIA PARA MIM E MEU IRMÃO,E MUITAS OUTRAS BOAS LEMBRANÇAS. MEU PAI POUCO CONHECI JÁ QUE FALECEU QUANDO EU TINHA 5 ANOS , INFELIZMENTE FOI MORTO QUANDO ERA MOTORISTA DE TÁXI. BEM MAS TENHO MASI LEMBRANÇAS BOAS DO QUE TRISTES. TENHO FOTO DE PORTUGAL NO TEMPO DO BONDE . MEU PAO ERA DO MINHO EM PORTUGAL. FAMÍIA CERQUEIRA. BEM JÁ FALEI MUITO , MAS FIQUEI MUITO CONTENTE EM CONHECER VC E UM POUCO DA CULTURA LUSITÂNIA.,

    ResponderEliminar