quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bacalhau a Zé do Pipo


Bacalhau multi-funções ou tira-trauma:
Para quem acha que não gosta de cozinhar
Para quem acha que não sabe cozinhar
Para quem confessa que tem mesmo medo de cozinhar
Para saciar a fome de glutões

O Bacalhau a Zé do Pipo é tão fácil, tão simples, rende tanto e é tão bom que eu acho até covardia servir este prato para os estômagos glutões lá de casa, grandes apreciadores de comidas calóricas que, obviamente, aprovaram-no raspando o prato.

Vale lembrar que esta é tb uma daquelas receitinhas que varia bastante na forma como é confeccionada... Eu adotei esta como representante da minha primeira incursão no capítulo "Bacalhaus a moda do tal Sr. Zé do Pipo"


Faço assim:
Preparo um purê de batatas somente cozidas em água e sal.
Com a ajuda de 2 colheres de sopa distribuo montinhos do purê ao redor da assadeira previamente untada com azeite.
No meio preencho com uma rica camada de cebolas douradas (ver como fazer aqui)


Por cima das cebolas monto outra camada desta vez com lascas de bacalhau sem espinhas que foram previamente cozidas em água e sal por 5 minutos.
(Cozer as postas por 5 minutos, deixar arrefecer e tirar as espinhas e peles)


Por fim, por cima do bacalhau, espalho generosamente (a gosto) uma camada de maionese.
Enfeito com umas azeitonas para ficar com cara de assado da casa da avó e levo ao forno para gratinar.

Acontece que a maionese se desfaz e envolve as lascas de bacalhau criando um creme delicioso que se mistura com as cebolas e a cama de purê... É BOM E ENGORDA!



(Obs.: Para os mais entendidos, explico que eu omiti aqui a tal camada de picles, pois ainda não me adaptei ao excesso de vinagre dos picles ao gosto português)

2 comentários:

  1. Querida amiga portuguesa com certeza... Teu blog cada vez mais me abre o apetite...E se a intenção é despertar nos leitores a vontade de ir para a cozinha... com esta que vos fala fostes bem sucedida, pois estou eu cá com meus botões a imaginar uma variação para essa receita deliciosíssima... Hum, e agora, onde comprar um bom bacalhau?? Ah, sobre o bacalhau com broa, tive que buscar um guardanapo rápido (muuuita água na boca!!)... Beijos catarinenses!

    ResponderEliminar
  2. Receita aparentemente deliciosa e eu aqui de dieta! Isso é sacanagem! Só de olhar já engordei 3 quilos!
    Também néao consigo me acostumar com o pepino em conserva daqui, muito vinagre, muito picante! Mas sempre compro uns que ficam escondidinhos e que são agri-doce, bem mais suave!

    ResponderEliminar