segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caldo Verde


Eu não tenho noção se esta receita é a tal "Tradicional Portuguesa", mesmo porque, 
tudo que é tradicional por aqui tem as suas inúmeras variações.
Mas tb como não sou daqui, dou-me o direito de ir tateando e me adaptando sempre, claro que, sempre com a retaguarda do J que faz a sua parte, dando-me algumas boas direções e aprovando o paladar final.
Talvez seja por isso q demorei para publicar a receitinha cá de casa, tão constante nas noites de domingo durante os invernos aqui do norte e, uma boa sugestão para os brasucas do sul que não param de reclamar do friozinho atual.


Aqui vai então... esta delícia de pedir por mais.
4 ingredientes básicos são mais do q suficiente para confeccionar o caldo dos céus.
Chouriço, couve galega (a couve verde do Brasil) cebola e batatas (eu uso tb alho)



Depois de dourar as cebolas e os alhos em um fundo de azeite, junto o chouriço cortado em rodelas e refogo para soltar os sumos e incorporar os sabores.


Acrescento então, batatas, couves cortadas em tirinhas finas e muita água.
Deixo cozer à pressão por 20 minutos.
(As couves vão ficar tão tenras ao ponto de se desfazerem na boca... humm)


Tiro da pressão, abro, reduzo as batatas a purê junto com um pouco do líquido (passo pelo mixer) e volto a verter dentro do caldo.
Deixo ferver mais uns minutinhos, acerto os temperos (sal e pimenta preta) e está pronto.

6 comentários:

  1. Obrigada pela dica aos brasucas do sul...tenho certeza que sou um deles...eheheheheh. Delicia...experimentarei.Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Carla que delícia!! Aqui no Rio não faz aquele frio, mas vou experimentar.Adoro esses caldinhos.
    Obrigada
    Anna Maria Tavares
    anna.tavares@terra.com.br

    ResponderEliminar
  3. Caldo verde é famoso mesmo como iguaria portuguesa, e acho que é como sua receita, pois o que eu faço raras vezes, deve ser mineiro, lá das Minas Gerais, pois no lugar das batatas é farinha de milho (milharina). Uma delícia pro frio da serra, bem lembrado.

    ResponderEliminar
  4. A diferença do caldo verde que estou acostumada ver minha mãe fazer e comerdesde que me conheço por gente é que aqui as batatas são cozidas separadas, e só de pois de amasadas retornam à mesma água com a linguiça(choriço) e a couve para não perder a cor verde são colocadas minutos antes de ser servido o caldo! Temperos daqui: alho, sal e pimenta preta.

    ResponderEliminar
  5. Carla, aprendi a fazer sopa aqui em Portugal (eu que não sabia nem quebrar um ovo), e até hoje não tive coragem de me atrever a fazer caldo verde. Agora com sua receita, ficou fácil. Obrigada. Adoro as fotos das panelas, não tem como errar. Abraços. Debora Midori

    ResponderEliminar
  6. Debora, que bom que o meu esforço em fotografar as panelas ajuda-te a perceber melhor a receita... eu tb, qdo peço para alguém me ensinar qualquer prato, sempre gosto de ver a comida no momento em que está a ser preparada... é como "sentir o ponto" :)

    ResponderEliminar