sábado, 20 de novembro de 2010

Família na cozinha


Hoje teremos visita pro jantar, vou ver se consigo fotografar as etapas da comida a ser preparada.
O Jorge Miguel vai exercitar a sua receita de "Tripas a Moda do Porto" ... Uma PERDIÇÃO !!!!
(Dobradinha com feijão branco, carnes, enchidos e cenoura)
E eu vou lavar a louça... dããããrghhh

E, como decidi que vou postar aqui todas as minhas receitas do dia-a-dia lusitano, pro almoço de hoje, estou preparando um "Polvo Assado ao Alho e Azeite".

Azeite 100% virgem sempre

Azeite e Alho, juntamente com a cebola, estão aí os três ingredientes predominantes da nossa cozinha.
Em segundo lugar entram pimentos (pimentões), tomates e cenouras. E as couves, claro... as rainhas do acompanhamento, há couve de todos os tipos, formatos e sabores...

Couve Penca: tenra, adocicada e com sabor intenso
Nos meus primeiros meses em Portugal eu olhava para a comida na casa da minha sogra e inocentemente pensava: -Quanta falta de criatividade!!! Como é que eles sobrevivem com tão pouca variedade de legumes??? E o que dizer da "cozinha de um tacho só"? Preguiça?

Não, não, não... estava eu muitíssimo enganada... a cozinha do dia-a-dia português é muito variada, nutritiva e BOA DE COMER.

Portanto, uma das minhas metas aqui é principalmente documentar o nosso menu caseiro.  De receitas gourmet a internet anda cheia, mas o que fazer qdo a gente não tem a menor ideia do que preparar pro jantar de 2ª a noite????

Esta ideia surgiu-me mesmo anos atrás qdo, sem nada pra fazer nas férias e sentada a beira-da-praia, pus-me a listar num papel todas as opções de jantares que eu costumava cozinhar. Alguns meses depois, um amigo brasileiro daqui, comentava comigo sobre a necessidade de começar a variar as refeições familiares na sua casa (casal + 3 crianças) e eu propus mostrar-lhe a minha listinha para ele se inspirar. Até hoje não lhe mostrei a lista, provavelmente eles ainda continuam variando dentro do mesmo, assim como eu mas, a minha listinha continua gravada  e vem sendo atualizada constantemente.

Chegou a hora de ocupar a mente, divertir-me sozinha e ter uma autobiografia para ler, daqui a 35 anos quando pouco tiver pra fazer sentada na minha cadeirinha de balanço... se eu chegar lá (tanto nos 80 quanto na confecção dos pratos)... começo amanhã  (ou qdo conseguir) com a primeira delas.

1 comentário:

  1. Ai Carla...que saudades dessas comidinhas!! Dá água na boca!! Beijinhos

    ResponderEliminar