terça-feira, 23 de novembro de 2010

Polvo Assado com Batatas e Alho



Faltava ainda o Polvo assado do almoço de sábado.
Essa é rápida e simples... Preparei meio a correr, enquanto punha roupa a lavar, dava lanche a Inês, arrumava a casa pro jantar e fotografava as etapas.


Descongelei o polvo na noite anterior mas, na maior parte das vezes o bicho vai mesmo é no formato de tijolo de gelo pra dentro da panela de pressão. Cubro com água e, quando tenho vinho sobrando, acrescento uns 200ml à água. Espeto alguns cravinhos da India numa cebola, junto 2 folhas de louro e cozo tudo por mais ou menos 1 hora na pressão.

Duas questões super importantes:
1. Nunca adicionar sal: O polvo já traz consigo a quantidade suficiente de sal. No início eu duvidei mas agora, passados dezenas de polvos pela minha colher-de-pau, garanto que ele estará salgado na perfeição somente fazendo uso do próprio sal que liberta.
2. Usar sempre polvo congelado: Pra quem não sabe, polvo fresco é borrachudo, a gente coze até virar mocotó e o bicho continua duro no centro. É através do processo de congelar, que as fibras partem-se e conseguimos obter um polvo tenrinho.



Depois de cozido, deito o menino numa assadeira de vidro e rego com molho feito de azeite, um pouquinho de sal grosso (pra salgar as batatas), pimenta preta e alho esmagado.

As quantidades de alho e azeite vão ao gosto do freguês


Polvilho por cima um pouco de pimento doce (colorau), rodelas de alho e coentros ou salsa frescos. Por fim, ditribuo rodelas de batatas, rego com mais azeite e levo a assar por 40 minutos a 1 hora.
No forno eléctrico, regulo a temperatura por volta dos 200 graus.

Pronto pra ir ao forno


Obs.: Polvo, Bacalhau, Peixes e Mariscos em geral costumam ser alternativas mais baratas do que carne de vaca de qualidade... A carne de bovino, por sua vez, pode variar muito de preço, proporcionalmente vai desde as mais baratas (que eu não gosto) o q significa gado criado a ração e sem sabor absolutamente nenhum, até gado de pasto da melhor qualidade. Já provei carne por aqui que dá olé em chouriço argentino.

Não sobrou nem uma bolinha dos tentáculos.

4 comentários:

  1. Oi!
    Que tal se o próximo post nos elucidasse sobre gíria brasileira? :)
    O que é mocotó? lol
    Tou a adorar o teu blogue.
    Bjs,
    Carla.

    ResponderEliminar
  2. A geléia de mocotó tem uma consistência do tipo gelatinosa que endurece quando refrigerada... Eu tentei ilustrar que o polvo fresco qdo cozido fica gosmento, vai se desmanchando por fora e continua borrachudo por dentro... argh!!!

    ResponderEliminar
  3. Cara Carla
    Como sabes sou do interior, não conheço muito sobre frutos do mar, gostaria de saber que gosto tem o polvo? A consistência já informastes - borrachuda!
    Valeu grata!

    ResponderEliminar
  4. Tem gosto de polvo :)
    Só é borrachudo quando mal cozido.
    É uma carne branca, compacta mas tenra, de textura suave... uma delícia!!!
    Queres provar?
    Passa num restaurante japonês e pede um sushi de polvo.É a maneira mais simples pra encontrar e provar polvo em Curitiba

    ResponderEliminar