domingo, 20 de março de 2011

Bobó de Camarão com Cajú


Ainda na onda das receitas brasileiras que sobreviveram à minha mudança territorial,
outro sucesso em terras lusas é o meu Bobó de Camarão com Cajú.
Nas poucas vezes que o preparei fiquei sempre surpreendida com a aceitação da clientela.
Esta receita é o resultado de uma compilação que fiz entre outras 3 que selecionei por aí. 
Finalmente, acho que cheguei a um bom equilibrio de ingredientes.
Então lá vai:


1 kilo de mandioca sem a fibra central
1 kilo de camarão
3 cebolas - 5 dentes de alho - 1 piri-piri (malagueta) sem sementes
2 pimentos (pimentões) 1 verde e 1 vermelho
4 tomates sem pele picados - 1 caixa de molho de tomate
2 embalagens de leite de coco
Cajus torrados com sal
Óleo de palma (Azeite de Dendê) 
Salsa fresca - Azeite - Sal - Pimenta preta - Louro - Gengibre


A confecção é composta de 3 etapas distintas:

Primeiro, cozo a mandioca em água e sal com uma folha de louro e meia cebola
Escorro a água da cozedura, junto uma embalagem de leite de côco e transformo tudo em purê com a ajuda da varinha (mixer).
Reservo.


Depois tempero os camarões com alho esmagado e pimenta preta
Numa panela com fundo de azeite, refogo um pouco de cebola e junto os camarões salteando-os por alguns minutos. Como eu não gosto da água que se desprende dos camarões, costumo deixá-la evaporar em fogo alto.
Reservo.


Por fim, em outra panela, refogo as cebolas em azeite até ficarem translúcidas.
Junto os pimentos e o piri-piri e refogo até soltar os sumos.
Acrescento os tomates picados, junto o molho de tomate e mais um copo de água.
Tempero com sal, pimenta preta, louro, gengibre fresco picado a gosto.
Deixo cozer uns 10 minutos em fogo baixo.



Quando o molho base estiver ao gosto, junto os camarões e o purê de mandioca.
Incorporo tudo, acrescento mais uma embalagem de leite de côco e deixo levantar fervura.
Desligo o fogo e junto 1 colher de chá de óleo de palma (Dendê).

Aqui, confesso que prefiro não utilizar o Dendê... para o meu gosto acho que o bobó fica sempre mais saboroso sem o travo do dendê que acaba por roubar os sabores... mas vai do gosto, né? A maioria acha imprescindivel utilizar o dendê na cozinha baiana... eu dispenso na maior parte dos casos.

Acrescento então os cajús picados muito grosseiramente e a salsa fresca.
Sirvo com arroz e batatas fritas, porque ninguém aqui vai querer contar as calorias depois disso tudo!

1 comentário:

  1. Maravilhoso!!! grata pela receita, nunca tive coragem de fazer o bobó, mas vc e sua exímia organização deixa tudo mais claro e fácil! Farei no próximo fim de semana! bjs

    ResponderEliminar