sexta-feira, 3 de junho de 2011

Serra da Freita - PR7


A 60km do Porto situa-se a Serra da Freita, uma extensa região rural lindíssima, tipicamente uma das caras aqui do Norte. As vaquinhas pastam entre relva e rochas, o céu parece mais azul e o cheiro é... é o cheiro de lá... não encontro uma metáfora para reproduzir a experiência olfativa.


E lá fomos nós, a título de primeira experiência do tipo "Caminhada Familiar", numa incursão pedestre pela natureza. A maior parte destas áreas demarcadas possuem trilhas bem sinalizadas que, dependendo das cores e grafismos, indicam o caminho correto e o grau de dificuldade com que vamos nos deparar.


Cautelosamente, optamos por fazer a primeira parte de uma das trilhas de dificuldade baixa (PR7 - Nas Escarpas da Mizarela) que nos levou até a "Frecha da Mizarela", uma cascata super charmosa considerada uma das mais altas de Portugal que, com sua simplicidade frente a minha experiencia latina, relembrou-me da imensidão do patrimônio natural que temos disponível na Serra do Mar/Brasil.


A nossa caloura de 6 anos e poucos kilos, suportou super bem a caminhada e, apesar de algumas queixinhas de dondoca urbana, mostrou-se super curiosa por tudo. Divertidamente alternava entre me encher de perguntas e, repentinamente, pedir para que eu me calasse porque ela queria desfrutar dos sons da natureza.


O nosso campo de visão esteve preenchido por 5 cores, que eu diria, insistentes:
  • Azul (céu)
  • Branco (Nuvens)
  • Verde (Vegetação)
  • Cinzento (Rochas)
  • Amarelo (Maias)
 

    As Maias (flores do campo da época da Páscoa) são um espetáculo a parte nessa época do ano. Contrastando com todos os outros elementos a sua volta, vibram e inebriam a paisagem.





    Com certeza, "re"tomei gosto pela coisa e agora já ando na pesquisa por novos percursos de dificuldade baixa, ou zero, melhor dizendo :)

    10 comentários:

    1. Que lindo lugar Carla! Que vontade de conhecer! Beijo

      ResponderEliminar
    2. Ah que legal!! essas caminhadas fazem um bem enorme,é muito bom caminhar pelas trilhas em meio a vegetação,eu fui montanhista e tenho gosto pela coisa até hoje, mas aqui só dá pra fazer caminhadas longas com guia e em grupo grande ou muita coragem, rsrsrs

      ResponderEliminar
    3. Que lugar adoravel tranquilo ispira uma paz que nao temos aqui na vida urbana...estas bem!!continue assim com este espirito de exploraçao..beijos

      ResponderEliminar
    4. Nossa que fantástico!
      Estou a morar no Porto, portanto me interessei bastante neste post.
      Me diz uma coisa, tem como chegar nessa região com autocarros ou outro meio de transporte que nao seja o carro?

      Beijos!

      ResponderEliminar
    5. Adoro viajar com vc. Obrigado pela carona. Beijos,Aurea Maria.

      ResponderEliminar
    6. Dari - vem me visitar... vamos passear com os 3 pimpolhos e rir muito!
      Wilma - Q surpresa, tb tive minhas investidas rocha acima.
      Maria - Para chegar lá de autocarro não sei, mas tenho certeza q existe alguma solução, pois há pequenas aldeias por toda aquela área. (Arouca)
      Aurea - Eu adoro as tuas visitas...
      Bjs a todos

      ResponderEliminar
    7. Oi Carla, vc estã me deixando cada vez com mais vontade de voltar a Portugal, e conhecer esses lugares lindos. Bj do primo.

      ResponderEliminar
    8. E nós aqui, estamos cada vez com mais vontade de receber visitas para fazer turismo por Portugal... as visitas são a nossa oportunidsade de bater asas por território luso... vem mesmo, vou adorar :)

      ResponderEliminar
    9. Oi!

      Conheci seu blog através do site "Mundo Pequeno - Índice de blogs brasileiros pelo mundo" e adorei o que vi e li por aqui...

      Se der venha me visitar também...

      De Janeiro à Janeiro http://maryalcantaras.wordpress.com/

      Att,

      Mariana Alcântara

      ResponderEliminar
    10. Bem-vinda Mariana... tb já uma voltinha pelo teu blog... com mais tempo vou explorá-lo um pouco mais.

      ResponderEliminar