terça-feira, 23 de novembro de 2010

Sopa de Agrião


Para atender a gregos e troianos, vai hoje a receita de uma sopinha básica.

A sopa está para Portugal assim como o feijão está para o Brasil.
Quer dizer, come-se sopa todo dia na maioria dos lares portugueses.
Cá em casa, não! Só quando nos apetece ou quando o prato principal não contem legumes.

Esta é a sopa preferida, apreciada por toda a população cá de casa, formada por 33% de criança, 33% de pai português e 34% de mãe brasileira simpatizante da cozinha vegetariana. (Eu tenho direito a 1% a mais no computo final pois sou a cozinheira, comando o fogão e determino o menu)

Sei que no Brasil há muita gente que conhece esta receita entretanto, eu tenho que confessar que para mim, a Sopa de Agrião era uma total desconhecida até eu chegar a Portugal.

Sempre adorei agrião na salada e jamais imaginaria ser possível tirar um bom sabor destas folhas quando cozidas. Acontece que aqui, muitos anos atrás, aconteceu qualquer coisa de muito má com os agriões crús. Parece que houve uma bacteria fazendo alguns estragos por aí. A partir de então, agrião só é consumido cozido.

Imaginem só o meu vexame quando, toda feliz da vida, serví uma saladona de folhas cheia de folhinhas frescas de agrião e ninguém comeu... Mas, como tudo faz parte da adaptação, e eu venho me adaptando já faz 8 anos, vamos em frente que a sopinha é uma maravilha!


A base da sopa é uma mistura de legumes a gosto. Eu utilizei cenouras, courgettes (abobrinha), nabo e batatas. Refoguei cebola e alho com azeite, acrescentei 1,5 litro de água e cozi os legumes cortados em pedaços pequenos. Não esqueçam do sal, pimenta preta, gengibre em pó ou o que mais apetecer pra dar um realce no sabor. (Eu optei por um pouquinho de cada)


Legumes cozidos, caldo temperado e é só finalizar passando com a varinha ou, para os brasileiros, triturando com o mixer. Acrescentar então as folhas de agrião e deixar ferver em fogo baixo por 10 minutos (pra matar as bactérias, lembram?)


Pra além do sabor delicioso que o agrião cozido acrescenta no final, somos ainda beneficiados com uma mega dose de cálcio e fibras... É o tal do serviço completo.

1 comentário: