quarta-feira, 30 de março de 2011

Restaurante O FUSO


ou O Bacalhau Perfeito

Como toda virginiana eu adoro a perfeição, e a felicidade me sorri sempre que encontro coisas, lugares ou pessoas que me validem a busca.
Eu como bacalhau semanalmente há quase 10 anos... Acredito que meu paladar já seja perfeitamente confiável e, assim sendo, não há sombra de dúvida de que o "Restaurante o Fuso" é o meu mais novo e querido cantinho gastronômico em Portugal, para voltar lá sempre.
Tá certo que fica longe do Porto, mas passará a ser nossa rota a caminho do Sul de hoje em diante. Eu prometo!


E a perfeição é:
O bacalhau original (com mais de 3 kg) salgado ao gosto do português, desalgado no ponto, que significa ainda conter a quantidade exata de sal original.
Grelhado na Brasa, a frente dos clientes, crocante por fora e pleno de sabor nas lascas encorpadas, rijas e sumarentas.


Para completar, coberto com alho e regado abundantemente por azeite frutado daqueles que não tem marca, saído do lagar alí da quinta ao lado, ou sabe-se lá de onde. Um azeite que se reconhece quando ele supera o desejo à carne... dá vontade de comer de colher, como sopa.

E o tamanho da posta? Uma dose para 4, é pouco?

A sobremesa da casa faz frente ao bacalhau... Uma base de massa folhada crocante com creme de ovo escorrendo pelas bordas abaixo ou o pudim de ovos chamado "toicinilho"...
Ai meu Jesusinho!!!
Sim, eu sou feliz em Portugal :)


Restaurante O Fuso 
Rua Cândido Reis 92-94
2630-216 Arruda dos Vinhos (a 40km de Lisboa)
Telefone: 263975121 
(resenha no Lifecooler)                                                
 
Meu grande agradecimento a Simone do blog "Simone: Vida em Produção" que foi quem me deu a dica e que tem ali um vídeo do Arnaldo Antunes e do Erasmo Carlos que é uma verdadeira delícia brasileira... Obrigada pelos 2 prazeres!



8 comentários:

  1. Obrigada Carla pela dica. Já estou sonhando com água na boca para conhecer este restaurante.
    Abraços. Debora

    ResponderEliminar
  2. Tive o prazer de conhecer esta maravilha gastronômica em companhia da autora deste blog - simplismente maravilhoso. Recomendo.
    Beijos,
    Helo Abrão

    ResponderEliminar
  3. Estou chegando no O Fuso!
    Valeu pela antecipação.

    ResponderEliminar
  4. Voce saberia me dizer qual o valor desse prato de bacalhau? Somos em apenas duas pessoas, eles fazem meia porcao e caso nao podemos levar o que sobrar?
    Renato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Renato, eu já não lembro de quanto pagamos mas, para 4 pessoas, o preço foi bem normal...

      Eliminar
  5. Agradável sem duvida, mas não mais do que isso.

    Deixo-lhe a minha opinião:
    Uma vez que tal como eu se identifica como uma apreciadora de bacalhau e sendo do Norte, sugiro-lhe que dê um pulo à região de Braga onde das diversas casas com bacalhau de boa qualidade lhe sugiro duas abordagens distintas:
    Abadia d'Este em São Pedro d’Este (Braga) – $ Ao nível do Fuso;
    City Rio em Ferreiros (Braga) – $ Económico;

    Quanto às sobremesas, igualmente em Braga, poderá saborear o verdadeiro pudim (Abade Priscos) que está na base do sucedâneo produzido e comercializado pelo Fuso. Já a sobremesa folhada que indica, gostei, mas poderia ser melhor se no exterior em vez de levar manteiga fresca tivesse também doce de ovos.

    Saudações gastronómicas,
    Paulo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adorei as dicas!!!
      Com certeza, assim q for a Braga experimentarei os 2 restaurantes.
      Obgda !

      Eliminar
  6. conheço o fuso a 40 anos, nessa altura era uma taberna, com um pequeno quintal, no verão tinha mesas, sobre uma latada, já o bacalhau presidia, regado na altura com o trivial gatão e o casal garcia, hoje claro, tudo mudou, o fuso é a catedral do bacalhau, mais caro que outrora, mas a qualidade paga-se. acho que brevemente vou lá, uffff........aquelas lascas de bacalhau, melhor que lagosta.

    ResponderEliminar