quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Serra da Estrela


Brasileiro tem a ilusão de que quem vive fora "naseuropa" está perto de tudo e pode sair pra viajar sempre que quiser, afinal, está tudo alí tão pertinho. 
Eu pensava e pensei assim até algumas semanas depois de me mudar para cá.
Mudei de idéia assim que me dei conta de que a vida familiar cotidiana exige também nossos tempos livres para se manter saudável. 
Portanto, de muito em muito longe, uma vez lá, outra acolá, a gente consegue viabilizar a família e os interesses para dar umas voltinhas por aí.
E, no sábado, lá fomos nós cumprir a meta que tencionávamos desde o início deste inverno:  
Construir o "Getúlio" o nosso boneco de neve bonachão



A Serra da Estrela situa-se no centro de Portugal, a 250 km de distância do Porto.
Saímos de casa na hora em que conseguimos enfiar todos os apetrechos e pessoas dentro da viatura, o que foi qualquer coisa por voltas das 11 da manhã.
Ainda na auto-estrada e já cheios de fome, avistamos os primeiros picos brancos entretanto, paramos para almoçar e aquietar o estômago, num restaurante "bem honesto" na Covilhã, uma cidade típica portuguesa. Eu pedi bacalhau grelhado com morcela, acompanhado de migas.

(clique para aumentar)

Depois pusemo-nos a estrada novamente, a partir da Covilhã, por mais 15 km, foi só começar a subir até os primeiros tapetes de neve se revelarem sobre as rochas e a paisagem mudar de cor.
No sábado, algumas estradas ainda estavam cortadas, por conta da neve que caiu durante a semana, mas nós não nos importamos e logo encontramos um espaço agradável para por em prática nosso plano.

(clique para aumentar)

O "Getúlio", nosso caçula por um dia, nasceu após meia hora de escavação manual e alguns incidentes divertidos, enquanto enterrávamos os pés na neve por meio metro... Conseguimos ainda fazer uma guerra de bolas de neve e dar umas risadas geladas.

O J sentia-se a criança mais frustrada dos três, pois ele queria ver a temperatura negativa no termômetro do carro e teve que se consolar com uns meros 4ºC. Entretanto, esta temperatura alta foi a sorte das meninas, pois tivemos assim as condições necessárias para erguer nosso bonequinho com uma neve que ainda estava fofa e solta, debaixo de um céu que, por vezes, revelava-se azul.

(clique para aumentar)

Após uma hora de brincadeiras estávamos super cansados e voltamos para a Covilhã comendo chocolate (miminho de férias), tomamos banho na piscina aquecida do hotel e jantamos, desta vez "bem mais honesto", um churrasquinho de cabrito acompanhado de batatas e esparregado (receita aqui).

(clique para aumentar)

No domigo, voltamos a subir, desta vez acompanhados de uma familia de amigos. Apesar das estradas estarem todas abertas, durante a noite choveu muito, o que fez com que a neve já estivesse mais rija e endurecida. O céu azul também resolveu não acordar e, consequentemente, com outra condicão atmosférica, com mais umidade, mais gelo, mais névoa e mais frio, experenciamos outra espécie de imersão na neve.

(clique para aumentar)

Foi então q o J começou a sorrir e dar o passeio por completo... enfim, a temperatura desceu e, apesar de termos conseguido brincar um pouco com os trenós, o melhor foi mergulhar naquele espaço branco e enevoado onde não vemos mais do que 10 metros a nossa frente e não distinguimos o chão do céu. É uma sensação super "claustrofóbica" e eu cheguei até a sentir-me tonta, mas ADOREI!

(clique para aumentar)

Novamente famintos, e desta vez tb molhados, trocamos de roupa dentro do carro, almoçamos uma picanha grelhada com arroz de feijão (receita aqui) num restaurantezinho de beira-de-estrada que foi "uma maravilha".
Voltamos ao Porto relaxadinhos e prontos para recomeçar mais uma semana.
ATÉ A PRÓXIMA GETÚLIO!


Só para finalizar e eu não me esquecer:
Eu tenho que admitir, com um sorriso interno, que gosto da vida urbana e até me esforço por abandonar meu estilo "fashion-timberland" e adaptar-me a umas vestimentas mais adequadas a minha "pré-meia-idade" mas, todo este esforço se desfaz quando calço minhas botas todo-terreno e desengaveto meu guarda roupa rústico.
Neste último final de semana, algumas horas foram suficientes para recarregar a alma.
Ali, na Serra da Estrela, reencontrei meu elemento, meu ascendente e meus orixás.

12 comentários:

  1. Lindo o passeio! E como sempre, o fio condutor da narrativa é a comida... Nao sei como vc consegue se manter tão elegante. Aquela foto central da cidade lembra muito as nossas cidades coloniais, especialmente Ouro Preto. É impressionante como os portugueses reproduziram aqui o seu universo urbanístico. Pena que nao saibamos conservar adequadamente, como aparentemente acontece aí. Bj.

    ResponderEliminar
  2. Carla você esteve ótima na sua narrativa. Linda!!!
    Adorei o Getúlio, sua filha é fôfa e você heim guria... Gata.
    A propósito, português tem orixás? Êta lê lê...ô ô.
    PS. tenho deixado recadinhos por aqui e não têm saído. Meu protesto. rs rs ... bjs.

    ResponderEliminar
  3. hehe... portuga é conservador e super católico.
    Não te esqueças q sou brasuca e brindo a Iemanja na virada do ano.
    Teu ultimo comentario q recebi foi em 27/jan no post da Lumix... se houve algum problema não tenho conhecimento - coisas de internet, infelizmente :(
    Mas agora estás de volta... re-bem-vinda :)

    ResponderEliminar
  4. Ah, vejo essas fotos e me lembro de quando estive ai, e pela primeira vez vi neve com voces *-*
    O boneco ficou ótimo, e voces cada vez mais lindos, e claro, nao posso discordar a narrativa fico muito boa!
    Todos aqui morrem de saudades, e quem sabe em breve faremos passeios juntos!
    Beijos da Camile e Familia Soar (ou buscapé)

    ResponderEliminar
  5. Que delicia.....o que vc escreve é muito prazeiroso de se ler. Adoro!!! Senti esta neve e eu aqui neste verão infernal do Rio. Beijos da amiga carioca, Aurea Maria.

    ResponderEliminar
  6. Camile e Aurea,
    Que bom vê-las por aqui... bj e saudades

    ResponderEliminar
  7. Esparregado, ou, neste caso, creme de couve com espinafre. E este é um prato que se pode chamar de coringa pois tanto pode ser usado no preparado de uma lasagna com peixe ou como cobertura de um quicher...Mas o sucesso esta nas maos de quem os prepara...Um abraço e quando vieres ao brasil avise-me ok? Renato

    ResponderEliminar
  8. Olá, adorei o seu relato, vivo a acompanhar suas narrativas e receitas, algumas já reproduzi com sucesso. Obrigado por compartilhar. Esta semana estou numa imersão em um treinamento com um Lusitano, então até percebi o sotaque na sua narrativa. bjs.

    ResponderEliminar
  9. Ótimas fotos! Principalmente da minha lindinha!
    O texto, como sempre, uma delícia.
    Bjs carinhosos
    Céu

    ResponderEliminar
  10. Há que delicia adorei teu passeio a serra,fiquei com vontade de conhecer tambem,.....a Ines parece que se divertiu bastante.tu andas muita ispirada é isso viva a vida da melhor maneira possivel..beijos..maciel

    ResponderEliminar
  11. Delicia de ler :)
    Bj Juca
    Devo ter uma conta blog perdida em algum lugar
    mas por enquanto o comentário vai anonimo

    ResponderEliminar