sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Bacalhau Assado


Com as postas do bacalhau costumo ter respeito. 
Posta é posta e deve ser valorizada.  
A melhor maneira para saboreá-las é assá-las com simplicidade.

Geralmente, eu as tenho congeladas já sem sal e, quando me lembro, como hoje, retiro-as ainda pela manhã para descongelarem até a noite. Na maior parte das vezes, eu não me lembro de descongelá-las e elas vão ainda duras pra assadeira, o que não interfere em nada no sabor final do assado, só aumenta mesmo é a conta do forno, pois lá vão mais uns 30 minutos até a coisa ferver.

Postas de um bacalhau de 2,5 kg

Forro a assadeira com azeite, disponho as postas com a pele para baixo e distribuo por cima, pelos lados e por onde der: Rodelas de cebola, Alho picado e tiras de pimento vermelho (pimentão vermelho).
 
Polvilho por cima de tudo: Pimenta preta moída, sal, louro moído ou em folhas, pimento doce (colorau), coentros moídos e um pouco de piri-piri moído (pimenta malagueta/vemelha moída)

Rego com mais azeite e vai ao forno (200C) por 1 hora no mínimo. A coisa tem que ferver, borbulhar por um tempo... a água que solta do bacalhau deve se misturar com o azeite e os sumos da cebola, pimentos, e condimentos.


A parte, cozo as batatas, escorro e ponho por cima do assado, juntamente com as azeitonas, 10 minutos antes de retirar do forno.

Visualmente, o prato pode até ser parecido com o Bacalhau com Cebolada mas o sabor é bem diferente.

Segredo valioso: Jamais descartem o molho que sobrar, por pouco que seja, congelem por uns dias para ser utilizado com pompa e circunstância num "Arroz de Bacalhau".

4 comentários:

  1. Oi Carlota!
    Adoro o seu blog e suas receitas.
    Voce ja usou bacalhau fresco? Aqui no Canada sempre compro o bacalhau fresco e adoro!
    Nao troco pelo bacalhau salgado jamais! O fresco tem um sabor mais sutil e nao domina os outros ingredientes ou temperos, alem de ser bem mais barato.

    ResponderEliminar
  2. Já comprei uma vez sim, mas achei que a carne dele fresco tinha um sabor super normal e achei que não valia a pena, quando temos outras opções de peixe fresco com carne muuuuito mais saborosa que a do bacalhau fresco. Se bem que tenho que considerar que bacalhau fresco da nossa costa não deve ser lá grandes coisa mesmo.
    Mas foi só uma vez, pois bacalhau fresco não é muito comum aqui.

    Tb achei que o bacalhau salgado fica com um sabor muito diferente do fresco e quase não identifiquei as semelhanças.

    O Bacalhau salgado é consideravelmente barato aqui em Portugal visto que somos grandes consumidores.

    ResponderEliminar
  3. Oi Carlota, vamos com o seu bacalhau assado para o nosso jantar de fim de ano. Bjk e feliz 2011 para todos. Celso e Paula

    ResponderEliminar
  4. Eu fiz esta receita com o bacalhau salgado, mais comum, mais caro que o congelado sem sal por aqui. Sucesso total principalmente porque consegui comprar postas bem generosas!
    obrigada

    ResponderEliminar