quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Panados de Seitan com Sementes de Sésamo


Ou Bifes de Seitan a Milaneza com Gergelim

Depois de tanta comidinha boa nas refeições comemorativas do Natal, voltamos ao prato nosso do dia-a-dia.
Há semanas que eu não fazia algo mais, mais... como diria, vegetariano?
Não, não é bem o caso, pois ovos e frituras não se encaixariam aqui e minha amiga nutricionista, leitora assídua, daria-me nas orelhas.
Eu sou super simpatizante da cozinha vegetariana, pois amo legumes e frutas mas também tenho meus poréns a acrescentar. O primeiro deles é detestar a mania que as vendedoras das lojas tem de dizer que "carne de soja" é igual a um bifinho, que chouriço vegetariano faz uma feijoada tão boa que nem se nota a diferença... Nem se nota o quê? Quer enganar a quem aquela ali?
No dia em que utilizei o tal chouriço vegetariano na feijoada, o comentário do meu marido foi: - É, fica bom sim, mas não tornes a comprar, tá bem?


Já quanto aos panados de seitan são sempre bem-vindos e ficam uma delícia quando bem temperados e de casquinha crocante.
Corto a peça em fatias de espessura média e preparo uma marinada de cebola, alho, molho de soja (shoyo) e sumo de lima (suco de limão). Nenhum brasileiro me vá aqui espremer laranja lima.


Deixo marinar por algumas horas que é para aquela coisa massuda (chamada seitan) absorver os temperos e ficar com sabor comestível. Ou há alguém aqui que se habilita a comer aquilo no seco???
Mas olha que depois de temperadinho fica mesmo bom!!!


Passo então pra parte mais chatinha de fazer, que é preparar os panados (passar a milaneza)
O que dá trabalho, faz sujeira, gruda nos dedos mas vale a pena. E tem ainda a vantagem de que preparo uma quantidade maior e congelo algumas doses.



Passo primeiro em farinha de trigo, depois em ovo batido e por fim numa mistura de pão ralado (farinha de rosca) e sementes de sésamo (Gergelim).
Depois frito em azeite até ficar com a côdea (casca) crocante. Mas pode tb ser feito no forno.

Sirvo com arroz de ervilha, ou qualquer outro acompanhamento.

Sem comentários:

Enviar um comentário