sábado, 25 de dezembro de 2010

Camarões ao Alho com Arroz de Açafrão


No domingo passado havíamos marcado de ir a um almoço de Natal com meus colegas de trabalho. Seria num restaurante giríssimo (muito legal) que fica no meio do monte a 100km do Porto. Por força maior, bem maior por sinal, infelizmente tivemos que faltar e acabamos por almoçar em casa. Como eu estava cheia de desejos de comer cabrito assado (no restaurante) achei que deveríamos cozinhar algo mais apetitoso. Não que o camarão tenha sido a minha melhor opção, mas como o fogão pegou-me desprevenida recorri ao que havia no congelador.

Bom, chega de conversa  fiada e vamos vestir o avental:


O camarão com alho é uma das especialidades do JM no fogão.
Primeiro ele deixa a cebola refogar até querer começar a ficar dourada e, só então, acrescenta os alhos picados miudinhos por mim, claro, assim como piquei tb a cebola, os pimentos e tudo o mais que se possa imaginar.


Quando os alhos começam a dourar, acrescenta os pimentos (pimentões vermelhos) e deixa refogar o tempo suficiente de picar um pouco de gengibre fresco. (costumo ter sempre uma raiz de gengibre dentro do congelador)

Junto com o gengibre adiciona sal, e pimenta preta

E, por cima de tudo, junta os camarões inteiros, do jeitinho que sairam do mar, bem nojentos, com cabeça, bigodes, antenas ou seja lá como se chamam aqueles fiapos fedorentos... Na verdade não sou muito fã desse bicho, por minha escolha eu não compro camarões, mas o patrão aqui é maluco por e, sempre que vem do mercado, lá vejo-me eu com uma caixa da bicharada.


Mas até que depois de cozidos eles ficam é bem simpáticos. Depois de descascados então aí  é que eu mudo de idéia rapidinho. Mas é bom não abusar, é muito colesterol de uma sentada só.

Prontinho... camarões cozidos ao molho de alho


O Arroz de açafrão é conhecido aqui em casa como "Arroz de Doidos". Nome dado pela Inês que sempre acha muito divertido comer um arroz amarelo que, na maior parte das vezes, é preparado por ela como minha ajudante.

A colher medida utilizada foi daquelas pequeninas tipo de cafézinho

Eu habitualmente faço tudo no olho entretanto, para publicar aqui preparei os ingredientes previamente:

1 folha de louro
1/2 colher de coentros picados
1/2 colher de gengibre em pó
1/4 colher de noz moscada em pó
1/4 colher de cravinho da india em pó
2 colheres de açafrão

Depois de refogar a cebola e alho (isto vale para toda vez que preparo arroz) acrescento o arroz e envolvo-o completamente em azeite. Este detalhe faz com que os grãos fiquem mais soltinhos depois de cozidos.


Junto então a água a ferver, os temperos, sal e pimenta preta a gosto


É só deixar cozer até secar a água.

As proporções arroz X água foram de 1 copo de 200ml  de arroz para 1 copo e 1/2 de água

Sem comentários:

Enviar um comentário