terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bacalhau da Consoada


Sei que já vou atrasada por publicar a receita do Natal.
Mas é que eu não tinha como inverter a ordem dos acontecimentos. Primeiro era preciso ter as fotos e, para ter as fotos, era necessário haver o acontecimento. E, o acontecimento completo, por sua vez, com mesa posta e o famoso molho verde, só se fez mesmo no dia do Natal.

Nos últimos anos a ceia de Natal tem sido sempre na casa da minha cunhada, onde juntamos nossas pequenas famílias e os respectivos pais. Ao todo somamos 9 adultos e 2 crianças e assim, calmamente e com muita qualidade de serviço, degustamos a nossa ceia tradicional.


Minha cunhada decora a mesa com muito bom gosto do tipo, luxo sem excessos.
Eu ainda chego lá um dia, mas não sei como resolver minhas carências no lar, pois não só me faltam talheres e pratos de cerimonia, como ainda, tenho o terrível problema da falta de espaço. Dentro de casa só me cabe aquilo que uso todos os dias. Bom... quer dizer que, qualquer hora vou optar por "afinezar" de vez e comprar tudo novo.

Mas afinal, o que é que se come no Natal na maioria dos lares portugueses?
Bacalhau, Claro!


O Bacalhau da consoada é um prato absolutamente simples de confeccionar e delicioso. Não imagino outro prato que possa ser mais adequado para o evento. O detalhe maior está sim, é nos ingredientes. Todos os legumes de boa qualidade e o bacalhau de peso, com postas altas e lascas grrrrooossas.
Por fim, tudo é regado com Molho Verde.

As postas devem ser cozidas lentamente ao vapor. Este tipo de cozedura propicia umas lascas mais encorpadas, que ainda mantém o sabor da salga original.



Os legumes cozidos que acompanham são batatas, cenouras e penca (uma espécie de couve com sabor suave e textura amanteigada)
E o finalizador de tudo, quem dá a palavra final, é o nosso querido Molho Verde

A especialista no molho é a mãe do meu cunhado, a quem agradeço a gentileza de me permitir ficar ali, ao lado do fogão, fotografando a confecção e, ainda mais, pedindo pra ela fazer pose com a colher. Sou chata sim, e quando quero alguma coisa mesmo, aí é que ninguém me aguenta. 


Receita de Molho verde

De início deixa-se iniciar fervura em 1 litro de azeite de boa qualidade com alguns alhos picados



Deve-se ter atenção para não deixar queimar o alho. A nossa cozinheira aqui, antes do azeite ferver, quando os alhos começaram a estalar, já acrescentou as cebolas picadas numa quantidade equivalente de 2 copos de cebola picada para 1 litro de azeite.


Só então é que passados alguns minutinhos o azeite começou a borbulhar.
Após 2 minutos de fervura acrescentou 4 colheres de vinagre de vinho tinto, sal a gosto e deixou ferver mais uns minutinhos. Minutinhos tais que eu não tenho noção de quantos foram, pois neste momento todos se aproximaram, cada um provou um pouquinho, deu sua opinião e tudo ficou como estava, ao gosto da cozinheira, que sabe bem o que faz.



No final, juntou muuuuuita salsa para aromatizar. O que significa que a salsa não deve ferver, só aquecer para igualar a temperatura e manter o aroma.
Rega-se o molho, ainda bem quente, sobre o bacalhau e os legumes.


4 comentários:

  1. Oi Carla! Adorei a receita e o blog! Comidas assim me fazem uma falta danada.... mas teremos bacalhau no reveillon tb! VOu navegar um pouquinho no teu blog... bjos FE

    ResponderEliminar
  2. Desde que descobri esta nova dieta (Mediterranea) descobri que eu era infeliz e não sabia :)
    É um dos pontos fortes que me faz querer continuar vivendo em Portugal

    ResponderEliminar
  3. Outro dia encontrei no supermercado bacalhau desalgado...me lembrei do bacalhau que provei aí no Porto, comprei e voltei para casa do feliz. Preparei a sua receita, para minha decepção todos não reconheceram o tal peixe como bacalhau,pois não tinha o cheiro e o gosto forte do bacalhau salgado mais comum por estas bandas!!! Meu pai pediu para nunca mais comprar daquele tipo...snif snif...

    ResponderEliminar
  4. É complicado comprar bacalhau aí... é preciso ver a procedência. O do pacífico é falso (parece mas não é) e assim como ele há muitos outros "falsos bacalhais" :)
    Já o bacalhau sem ser salgado tem sabor a peixe comum. O que comeste aqui foi o bacalhau demolhado (aquele que já foi salgado, foi demolhado e congelado pra venda pronto a consumir)

    ResponderEliminar