domingo, 12 de dezembro de 2010

Feijoada de Lulas


Ou "Dia de Aproveitamentos"

Quando andava por aí divagando sobre a cozinha de um tacho só e a variedade de arroz de tudo que se faz aqui, dei-me conta de que também se pode fazer feijoada de maneiras tão variadas quanto às do arroz.

Antes de mais nada gostaria de me auto-justificar, pois não quero aqui passar a idéia de que sou uma unha-de-fome que não desperdiça nem farelo de pão, se bem que eu quase chego lá perto... mas, tb admito que sei ser bastante perdulária e consumista quando a saliva me chama. Acontece que meu marido, que é um exemplar típico do filho regado a água vulcânica pela entidade da Santa Mãezinha Portuguesa (lê-se mimado em todas as vontades), não come a mesma comida de uma refeição pra outra, "NEM PENSAR"!!! (salvo excepção para o caso do almoço do dia seguinte)
Bom... esta condicionante proporcionou-me desenvolver a habilidade de reciclar menús e inventar comidinhas aproveitando as pequenas porções que ainda restam no congelador.

Lembram do "1 kilo de perú" e a porção de carne preparada com cogumelos que congelei? Pois hoje chegou seu dia. Quer dizer, seu segundo dia, porque semanas atrás já tinha utilizado metade desta porção que assei envolvida por massa folhada.

O que fiz hoje foi abrir uma embalagem de massa para empanadas, distribuir a carne de perú com cogumelos e acrescentar ainda uma cenoura ralada grossa, rodelas de chouriço e algumas azeitonas sem caroço.

Fechei, pincelei, enfornei... e estava resolvido um almoço rápido.



Feijoada de Lulas

Mas tinha ainda o jantar pra resolver, visto que estou a falar de um dia feriado no meio da semana. Pela manhã, bem cedinho pra evitar o alvoroço, fomos comprar os presentes de Natal que ainda faltavam. Almoçamos as tais empanadas, dormimos a sesta e, pra não perder o embalo de tirar coisas do congelador, preparei uma feijoada de lulas com alguns camarões tamanho médio e 1/2 duzia de lulas pequenas que já estavam na hora de serem consumidos.


Cozi uma porção de feijão branco em água e sal, fiz o refogado de cebolas e alho de sempre, acrescentei mais tarde pimentão vermelho aos pedaços e + molho do mesmo (opcional), 4 colheres de molho de tomate e deixei refogar...

O molho de tomate aparece em cubos (congelados em formas de gelo)

Refoguei as lulas cortadas e, 2 minutos depois, acrescentei o feijão juntamente com a água da cozedura, coentros frescos e temperos (louro, gengibre em pó, pimenta preta e sal)
Deixei cozer até as lulas ficarem tenras.


Nos últimos minutos juntei os camarões, deixei cozer e servi com arroz branco.

Desculpem a sujeirada toda a volta da panela mas é assim mesmo que acontece na prática, incluindo ainda uma criança que não se cala brincando pelos meus pés. Ou achavam que tenho tempo de ficar montando tripé e iluminação pra fazer foto bonitinha?

2 comentários: